Iniciada construção do Campus Telêmaco Borba – Instituto Federal do Paraná

Iniciada construção do Campus Telêmaco Borba

Das oito cidades que receberão um campus do Instituto Federal do Paraná o município de Telêmaco Borba foi o primeiro a iniciar as obras para construção do prédio. Na última quinta-feira, dia 19, o reitor do Instituto Federal, Alipio Leal, e o pró-reitor de Administração e Infra-estrutura, Paulo Yamamoto, estiveram na cidade para assinar o contrato que inicia a construção. A área total do prédio será de 2.632,02m² e a obra está orçada em R$ 3.444.889,28. A construção está prevista para terminar em janeiro de 2010.

Até o próximo ano o Instituto Federal do Paraná terá campi em oito cidades do estado. Hoje três campus já estão em funcionamento e utilizam a estrutura de prédios que já estavam construídos. O Campus Curitiba funciona, provisoriamente, onde era a Escola Técnica da UFPR; o Campus Paranaguá iniciou as aulas no segundo semestre de 2008 e funciona num prédio doado pela Prefeitura da cidade; e o Campus Foz do Iguaçu tem aulas no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). As outras quatro cidades – Londrina, Paranavaí, Umuarama e Jacarezinho – estão em processo de licitação para construção das obras.

Cursos e vagas
De acordo com o reitor Alipio Leal, os cursos oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná serão definidos com base nos arranjos produtivos locais. “Em Telêmaco Borba já estão definidos os cursos de Informática e Eletromecânica”, afima. No Paraná, cada campi vai oferecer entre 1000 e 1500 vagas e em todo o Brasil o objetivo do Ministério da Educação é atingir 354 unidades com 500 mil vagas.